Trabalho De Ci Ncias Sistema Digest Rio
A clara de ovo contém grande quantidade de proteínas, que permanecem praticamente inalteradas após alguns dias sob a água. Porém, na presença do suco de abacaxi, as proteínas sofrem uma espécie de “digestão”. Essa “digestão” se deve à ação da bromelina, uma substância que existe no abacaxi, capaz de promover a transformação das moléculas das proteínas em moléculas menores, que se dispersam na água. Por isso, com o passar do tempo, o cubo de clara cozida se desfaz no suco de abacaxi.
Alguns órgãos do sistema digestório humano produzem e liberam diferentes tipos de enzimas digestivas. Umas atuam sobre o amido, outras sobre o açúcar de cana, outras sobre as proteínas e outras, ainda, sobre os lipídios. amido, acúcar de cana, proteínas – SOFREM – digestão- SOB A AÇÃO DE – enzimas digestivas – QUE OS TRANSFORMAM EM – novas substâncias – QUE PODEM SER – absrvidas pelo sistema digestório. HÁ ENZIMAS NA SALIVA E NO SUCO GÁSTRICO
Após a ingestão, o bolo alimentar (nome do alimento após ser ingerido) é conduzido ao estômago por movimentos dos músculos da parede do esôfago. São os movimentos peristálticos (ou peristaltismos).
A digestão dos alimentos envolve a quebra das partículas de alguns nutrientes em partículas menores, que podem ser absorvidas pelo organismo. A digestão do amido começa na boca, sob ação de uma enzima presente na saliva. A digestão das proteínas começa no estômago, sob ação de enzimas existentes no suco gástrico, líquido liberado pelas células que revestem a parede do estômago.
Movimentos rítmicos de contração da parede do estômago misturam bem o bolo alimentar com o suco gástrico. Após cerca de duas