abnt trabalhos academicos
A educação especial que por muito tempo foi um sistema paralelo de ensino se redimensiona como suporte à escola regular para receber este alunado. Educação especial se constitui originalmente como campo de saber e área de atuação a partir do modelo médico ou clinico. Nas instituições especializadas o trabalho era organizado com base em um conjunto de terapias individuais, com pouca ênfase nos trabalhos acadêmicos.
Nos anos 70 teve uma preocupação no âmbito da pedagogia e psicologia no enfoque comportamental. A educação especial baseada nos princípios de modificação de comportamento e controle de estímulos permitiu a aprendizagem e o desenvolvimento acadêmico desses sujeitos. No entanto este método não deu resultado quanto ao ingresso de alunos com deficiência no sistema de ensino.
O modelo segregado passou então a ser criticado buscando-se então uma nova alternativa pedagógica. Surgiu então a integração que prevalece ate hoje visando preparar alunos oriundos das classes e escolas especiais para serem integrados a classes regulares recebendo, na medida de suas necessidades atendimento paralelo em salas de recursos ou outras modalidades de ensino. No Brasil a tendência para inserção de