Abnt Trabalhos Academicos
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO Erro! Indicador não definido.
3 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 4
4 CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12
APÊNDICES 13
APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 13
ANEXOS 15
ANEXO A – Título do anexo 15
1 INTRODUÇÃO
Esquadria é o nome que se dá, em um projeto ou obra, às janelas, portas, portões, venezianas e demais aberturas dessa natureza. Esse é um dos itens mais importantes de uma obra, e muitas vezes figura entre os mais custosos.
Existe uma infinidade de tipos de esquadrias para sua obra. É um passo muito importante escolher corretamente, não apenas por questões estéticas, mas também por desempenho. As esquadrias de quase todas as espécies e materiais existem dentro dessas duas grandes subdivisões – as prontas e as feitas sob medida.
2 Tipos de instalação de esquadrias
O bom desempenho de qualquer esquadria depende de uma boa instalação. Podemos ter diferentes tipos de instalação, os métodos mais utilizados são esses:
Parafuso/ Bucha
Método que fixa a esquadria na parede/ vão através de parafuso + bucha + poliuretano. Instalação indicada para vão já requadrados, ou seja, com acabamento em fase final.
Grapa (chumbador)
Método que fixa a esquadrias na parede/ vão do chumbamento com argamassa das hastes metálicas presas ao batente. Instalação indicada para alvenaria.
Contramarco
Método que fixa a esquadria na parede/ vão em uma armação de alumínio já previamente instalada durante a construção. Instalação indicada para obras cuja regularidade nos vão tenha de ser obedecida antes do reboco e nas quais haja necessidade.
É muito importante os vão estarem em perfeitas condições. Esquadro, prumo e nível são as condições básicas exigidas para uma boa instalação. A vedação e o desempenho funcional é consequência de uma boa instalação.
3 Componentes das ESQUADRIAS:
Todas as esquadrias independente do material que sejam