Abertura Do Ano Lectivo 2015 Na UP
A abertura do ano lectivo na universidade pedagógica na delegação da UP-Beira teve lugar no CUCA, quando eram 9h 3 0 min, começando pela entoação do hino nacional.
De seguida chamou-se o Director da delegação da UP-beira que proferiu algumas considerações em torno da cerimónia e saudou a todos os que estiveram presente no acto da cerimónia com destaque à governadora da Província de sofala Maria Helena Taipo.
Momento Cultural
Quanto ao momento cultural, teve dois momentos cultural sendo o primeiro apresentou-se o teatro e o segundo apresentou-se dois números musicais.
Para o teatro contou com três personagens que faziam o papel de pai , mae e filho. E para a aprte musical contou com grupo de três docentes que se dividiram em tarefa de vocalista , guitarrista e pianista tendo cantado 3 números musicais .
Discurso do Director da delegação UP-beira
Segundo o Director de delegação UP-beira Zacarias Ombe, de forma enérgica condenou o bárbaro assassinato do académico Gilles Cistac, dizendo nada, nada mesmo justifica tirar a vida a qualquer ser humano seja quais forem as motivações subjacentes. Para Ombe, calar uma voz académica é perder uma biblioteca viva não só para o meio académico como também para toda a sociedade. "Por isso o nosso profundo sentimento de perda". Por mais a diante o Director disse que dois centros de ensino à distância entram este ano em funcionamento nos distritos de Caia e Gorongosa, em Sofala, numa iniciativa da Universidade Pedagógica de Moçambique-Delegação da Beira.
A ideia circunscreve-se no âmbito da expansão daquele estabelecimento do Ensino Superior e na perspectiva de garantir o acesso à educação a este nível à população das zonas rurais.
Ombe disse ainda que já foram inscritos os estudantes que frequentarão os tais centros, faltando apenas a identificação dos locais onde irão funcionar. Entretanto, já decorrem negociações com os governos distritais para a concretização da iniciativa.
Na