Big Data
KIM FARIAS PENICHE
LEONARDO RODRIGO DA SILVA PINHEIRO
BIG DATA E NO SQL
BELÉM
2015
KIM FARIAS PENICHE
LEONARDO RODRIGO DA SILVA PINHEIRO
BIG DATA E NO SQL
Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação apresentado ao curso de Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Universidade da Amazônia, como requisito para a obtenção do grau de nota na segunda verificação de conhecimentos.
Orientadora: Prof. Claudia Hage.
BELÉM
2015
Introdução
Este trabalho almeja despertar um breve conhecimento sobre Big Data e NoSQL, sendo assim. Big Data é o conjunto de dados extremamente amplos e que, por este motivo, necessitam de ferramentas especialmente preparadas para lidar com grandes volumes, de forma que toda e qualquer informação nestes meios possa ser encontrada, analisada e aproveitada em tempo hábil. E NoSQL é um movimento que promove soluções de armazenamento de dados não relacionais. Ele é composto por diversas ferramentas que, de forma particular e específica resolve estes problemas.
Conceito de Big Data
O conceito de ‘Big Data’ começou a ser discutido a cerca de 70 anos, a produção escrita da humanidade crescia a taxas exponenciais e o acesso à informação enfrentava grandes desafios devido ao seu volume. Essa discussão restringia-se ao universo da filosofia, já que a tecnologia da informação ainda estava em uma etapa embrionária.
O termo ‘Big Data’, no entanto, foi criado há 17 anos referindo-se à impossibilidade de armazenamento de grandes volumes de informação em data warehouses (armazéns de dados) únicos, já que o armazenamento digital ainda não era tão eficiente