Abertura de testamento
....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência propor
ABERTURA DE TESTAMENTO
pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.
PRELIMINARMENTE
Requer a Vossa Excelência o deferimento dos benefícios da justiça gratuita, por ser a requerente pessoa reconhecimento pobre, nos termos da lei 1060/50, com as alterações efetuadas pela Lei 7510/86, para o que junta a sua declaração de pobreza;
DOS FATOS
1- Pela Escritura de Testamento Público, datada de .... de ...... de ....., em anexo, a requerente foi instituída como única herdeira de ........., brasileira, nascida aos .... de ..... de ......, casada pelo regime de separação total de bens com o Sr. ....., de cuja união não possuía filhos, e que faleceu nesta Capital, no dia .... de ...... de ....., conforme se faz prova através da certidão de óbito anexa.
2- Verifica-se que pela referida Escritura de Testamento Público, a " de cujus" legou à requerente a totalidade de seus bens, uma vez que inexistem herdeiros necessários, gravando-os com a cláusula de incomunicabilidade e estabelecendo o direito de usufruto vitalício em favor de seu marido.
3- Estando presentes os requisitos necessários à validade do testamento público dos bens deixados por ....., requer seja aberto o referido testamento para surtir os efeitos legais, eis que inexistem vícios que possam torná-lo suspeito de nulidade ou falsidade.
DO DIREITO
É de direito o pedido de abertura de