ABC
Introdução
O custo de um produto é o somatório de todos os gastos que aconteceram para que fosse possível produzir este produto.
Uma atividade é algo que gera custo e que só acontece porque se quer produzir um determinado produto.
Desenvolvimento
Custeio abc é, basicamente, a distribuição dos custos indiretos dos produtos conforme atividade do setor relacionada ao produto que produz.
Serve para rastreamento dos custos indiretos de uma maneira mais realista.
Dividem-se as atividades em principais e auxiliares. As principais não necessitam rastreamento pois afetam diretamente o produto. Já os custos das atividades auxiliares (ou secundárias) precisam ser distribuídos às atividades principais (conforme o rastreamento) e somente depois aos produtos
E há, finalmente, o rateio de custos onde não uma relação nem direta nem indireta com o produto, como, por exemplo, o aluguel da fabrica ou energia gasta na recepção.
Como vantagens podemos ressaltar: informações gerenciais relativamente mais fidedignas por meio da redução do rateio; adequa-se mais facilmente as empresas de serviços, pela dificuldade de definição do que seja custos, gastos e despesas nessas entidades; menor necessidade de rateios arbitrários; atende aos Princípios Fundamentais de Contabilidade; obriga a implantação, permanência e revisão de controles internos; proporciona melhor visualização dos fluxos dos processos; identifica, de forma mais transparente, onde os itens em estudo estão consumindo mais recursos; identifica o custo de cada atividade em relação aos custos totais da entidade; pode ser empregado em diversos tipos de empresas; pode, ou não, ser um sistema paralelo ao sistema de contabilidade; pode fornecer subsídios para gestão econômica, custo de oportunidade e custo de reposição; possibilita a eliminação ou redução das atividades que não agregam valor ao produto.
Por outro lado, pode-se enumerar como desvantagens: gastos elevados para implantação; alto nível de controles internos