ABC do ABC
R: O departamento de contas a pagar antes da reengenharia encontrava-se no estado de total desorganização e sua eficácia nãocorrespondia as expectativas, com um numero excessivo de funcionários os quais não conseguiam realizar perfeitamente o serviço esperado como o sistema computadorizado, automaticamente acabava diminuindo amargem de lucros da empresa, já que muitos salários eram pagos aos funcionários e as metas do departamento de contas a pagar não eram alcançadas. Toda essa burocracia chegava a ser supérflua.
2-Comoficou depois, sob o ponto de vista do modelo burocrático?
R: Após a exclusão da fatura e dos três documentos e a substituição do papelório por um sistema informatizado sofisticado, o Departamento deContas a Pagar tornou-se padronizada com poucos funcionários e quase sem burocracia documental, houve aumento de eficácia e diminuição de funcionários.
3-Em sua opinião, o que é reengenharia?
R: Éum processo de melhoria nas atividades que estão sendo mal executadas. No caso do Departamento de Contas a Pagar da Ford, onde havia quantidade demasiada de funcionários e exagerados processosadministrativos, a reengenharia é observada na implantação de um sofisticado sistema computadorizado mais ágil e eficiente, na diminuição de funcionários e processos burocráticos.
4-Qual sua opinião sobre anecessidade de papéis e documentos?
Resposta: Papéis e documentos são necessários, no entanto, devem ser reduzidos e resumidos ao máximo, com total objetividade, sem que aja perda das funções ecaracterísticas documentais.
5-Quais seriam outras alternativas para agilizar uma empresa burocratizada?
Resposta: O excesso de processos burocráticos repercute negativamente no ambiente de trabalho eaté mesmo no desenvolvimento da empresa, por conta da perda de tempo e de foco dos funcionários, clientes e colaboradores. O excesso de formalismo leva os colaboradores a ler, assinar, protocolar