Trabalho de Saude Indigena
André Antunes; Povos indígenas, saúde e educação; Revista Polisaúde, educação, trabalho ; RJ/Agosto 2011.
Povos Indígenas
Quem são e o que reivindicam os índios do Brasil
O que é índio? [...] o Brasil considera índio quem assim se autodeclara, por manter vínculos históricos, genealógicos ou simbólicos com povos que já habitavam a região desde muito antes da chegada dos portugueses. (ANDRÉ ANTUNES, 2011, pg. 5)
Cerca de 375 mil índios vivem no meio urbano e, mesmo nas aldeias, eles apresentam diversas formas de organização social, com línguas e valores diferentes. [...] estimativa da Fundação Nacional do Índio (Funai) é que haja mais de 200, falando cerca de 180 línguas, e que sejam entre 70 e 90 as tribos isoladas – ou seja, sem contato permanente com não-índios. (ANDRÉ ANTUNES, 2011; pg.5)
O índio na Constituição
[...] Serviço de Proteção ao Índio (SPI) em 1910, o primeiro órgão do governo federal responsável por colocar em prática sua política indigenista. [...]o índio era um sujeito transitório, que necessitava da tutela do Estado até que estivesse pronto para ingressar na vida dita ‘civilizada’. (ANDRÉ ANTUNES, 2011; pg.5)
[...] o SPI foi extinto, e em seu lugar foi criada a Funai. A nova instituição herdou do SPI esse conceito de tutela como linha-mestra das políticas voltadas para os indígenas, que também permeia o texto da lei 6.001, de 1973, conhecida como Estatuto do Índio, ainda em vigor. (ANDRÉ ANTUNES, 2011; pg.5)
No âmbito da legislação, a ideia de tutela só foi superada com a promulgação da Constituição de 1988. Embora não tenha sido a primeira a tratar desse assunto, ela foi pioneira ao garantir o direito dos índios de preservarem seus próprios costumes, línguas, crenças e tradições, bem como “os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam”. (ANDRÉ ANTUNES, 2011; pg.5)
“Os índios saíram desses encontros com três decisões: era preciso lutar pela recuperação das suas terras e de sua cultura e pela