ABC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
CUSTEIO ABC
E A DIFERENÇA ENTRE O CUSTEIO DA PRIMEIRA GERAÇÃO
E CUSTEIO DA SEGUNDA GERAÇÃO
TEIXEIRA DE FREITAS
2012
FACULDADE PITÁGORAS – UNIDADE TEIXEIRA DE FREITAS
FLÁVIA CERQUEIRA
CUSTEIO ABC
E A DIFERENÇA ENTRE O CUSTEIO DA PRIMEIRA GERAÇÃO
E CUSTEIO DA SEGUNDA GERAÇÃO
Trabalho apresentado à Faculdade Pitágoras – Unidade Teixeira de Freitas, como pré-requisito para avaliação da Disciplina: Contabilidade de Custos II, sob orientação do Professor: Gerson Andrade Caldas.
TEIXEIRA DE FREITAS
2012
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. CONCEITO DE CUSTEIO ABC 4
3.COMO IMPLEMENTAR O SISTEMA ABC 6
4. VANTAGENS E DESVANTAGENS DO CUSTEIO ABC 9
5. CUSTEIO DA PRIMEIRA GERAÇÃO E CUSTEIO DA SEGUNDA GERAÇÃO 10
6. CONCLUSÃO 14
REFERÊNCIAS 15
1. INTRODUÇÃO
Uma das grandes preocupações de empresas no mundo todo é o controle de seus custos. Empresas que até poucos anos detinham grandes parcelas de mercado e impunham seus preços passaram a perder terreno por conta da competição cada vez mais acirrada.
O controle dos custos faz parte do dia-a-dia das organizações que se vêem obrigadas a realizar o acompanhamento detalhado do seu processo de produção a fim de evidenciar os custos deste processo auxiliando na tomada de decisão. Entre estas inovações, podemos citar o sistema de custos baseado em atividades (ABC).
O Custeio Baseado em Atividades, ABC, é um método que reconhece o relacionamento dos direcionadores de custos para custear as atividades através da mensuração custo e do desempenho do processo relativos às atividades e aos objetos dos custos.
O ABC, muitas vezes considerado como "de difícil implantação", trata-se, em sua essência, de uma poderosa metodologia de custeamento, que procura reduzir sensivelmente as distorções provocadas pelo rateio arbitrário dos custos.
2. CONCEITO DE CUSTEIO ABC
O