SEGURANÇA E MATERIAIS DE LABORAT RIO
Reconhecer as ferramentas de trabalho e o manuseio adequado de cada objeto passa a ser uma função fundamental para todos os profissionais que almejam se destacar na sua área e ou profissão. Da mesma forma que o conhecimento dos materiais de trabalho é de fundamental importância para a realização de um bom trabalho, estar ciente dos riscos aos quais se está exposto é de extrema importância para o sucesso dos procedimentos. Mínimos descuidos podem gerar catástrofes que deixam sequelas graves sejam elas físicas ou psíquicas. Dominar o ambiente de trabalho ou seja estar profundamente ambientado é primordial para a segurança e o sucesso profissional.
Objetivo
Apresentar procedimentos de segurança dentro do laboratório para evitar acidentes e medidas a serem tomadas, além de promover a ambientação e reconhecimento de vidrarias utilizadas no laboratório de química inorgânica.
SEGURANÇA NO LABORATÓRIO 1 TIPOS DE EXTINTORES ADEQUADOS A CADA CASO: Incêndio Classe A: Causados por plásticos, madeiras e tecidos.
Para estes incêndio são indicados os extintores com carga de água ou espuma que contenha água.
Não usar água se estiverem presentes óleo ou gasolina. Incêndio Classe B: Causados por líquidos inflamáveis (solventes em geral).
Para estes incêndios são indicados extintores de dióxido de carbono, espuma ou pó químico. Incêncio Classe C: Causados por equipamentos elétricos.
Para estes incêndios são indicados extintores de pó químico seco, e gás carbônico pois não conduzem eletricidade. Evitar a presença de água que conduz eletricidade. Se desligada a corrente elétrica, o incêndio passa para classe A. Incêndio Classe D: Causados por materiais pirofóricos.
Para estes