Abandono Socio Afetivo
ABANDONO SÓCIO AFETIVO E SUA REPARAÇÃO
Aluna: Hellen Cristina Silva Campos Patané
Matricula: 111220604
Professor: Vladimir
Matéria: metodologia
Curso: Direito /Período: 8º
HIPÓTESE: Abandono sócio afetivo é uma questão de muita importância, porque pode causar danos psicológicos aos filhos abandonados.
PROBLEMA:
Quais seriam as principais reparações para o abandono sócio afetivo ?
TEXTO APRESENTADO:
O presente trabalho tem por objetivo de estudo apresentar aos docentes da Universidade Cândido Mendes (UCAM), o impacto considerável que existe na relação familiar, em muitos casos a responsabilidade civil dos pais vem sendo cumprida, porém de forma material e com isso a afetividade emocional e psicológica dos filhos fica com um grande desfalque.
Apesar de muitos filhos estarem recorrendo ao judiciário para pedir reparação, argumentando que seu sofrimento decorrente do abandono e por isso deve ser sanado através de uma compensação pecúnia.
Contudo fico me perguntando:
- Será que o judiciário pode obrigar alguém a dar amor ao filho?
Segundo o Drº Ministro Fernando Gonçalves e o Drº Anderson Sales, procurador do município de Rosário no Catete S/E.Não há decisão capaz de fazer com que alguém sinta amor pelo outro. Não se trata de uma obrigação de fazer, ou pior, de sentir. Respeita-se, nesse diapasão, a posição manifestada pelo Ministro. Decisão favorável à indenização, no entanto, abriria um precedente aos pais que geraram e não cuidam; às crianças que sentam horas no portão de casa à espera do pai que não chega num domingo; às crianças que não sabem o que é desenhar, pintar, montar presentes para entregar no Dia dos Pais… Se há formas de se atribuir responsabilidade ao pai que abandona seu filho, então que ele sinta o peso da mão da justiça dos homens sobre si, impondo-lhe o ressarcimento.
PALAVRAS CHAVE:
Abandono,