Aaaaaa
“O Capitalismo” – Singer Paul
NOME: Carolina Dip Campi
RA: 157771
1. “A ECONOMIA DE MERCADO ANTERIOR AO CAPITALISMO.”
Antes do capitalismo, a economia de mercado era voltada para o próprio consumo. Assim, os poucos bens produzidos eram vendidos em pequenas feiras sazonais ou permanentes como sendo mercadorias. Com isso, as pessoas não eram tão dependentes do mercado como atualmente. Porém, os produtores que vendiam a mesma mercadoria para evitar a concorrência de mercado e estabelecer um preço justo e adequado ao produto, faziam reuniões que acabaram recebendo o nome de corporações de oficio. A qual a sua principal função era regular os preços e estabelecer a quantidade e a qualidade da mercadoria.
Porém, durante o século XVI o comércio, começaria a ganhar um espaço antes nunca visto. Isso se deve ao fato de que durante esse século, inicia-se principalmente na Europa as Grandes Navegações. A qual, o principal efeito foi a abertura de um comercio internacional, que acabou resultando em uma enorme interligação entre os continentes e o surgimento do nosso atual sistema, o Capitalismo.
Dessa forma, agora com um novo modelo- capitalismo manufatureiro- o capital que até então era usado na circulação de mercadorias e valores agora passa a ser usado na produção. Contudo, o avanço do capitalismo manufatureiro foi um processo lento e desigual. Isso por conta de um empasse entre o novo modelo- apoiado pela monarquia absolutista- e pelos produtores das corporações- apoiados por sua vez pela nobreza.
Como consequência desse novo capitalismo manufatureiro, ocorreu um aumento de produtividade das empresas que surgiam na Europa. Isso se deve ao fato de que agora os trabalhadores não eram mas responsáveis pela produção total do produto e sim pela produção parcial. Com isto, ocorre a redução do custo de produção. Proporcionando assim um barateamento dos produtos finais, ocasionando uma maior concorrência com os produtos domésticos.