Determinação do teor de álcool na gasolina
O que é polaridade e ligações de hidrogênio?
Ligações moleculares
As ligações moleculares ou covalentes seguem outro mecanismo. Esse tipo de ligação se dá entre dois não metais. Como não metais são elementos químicos que precisam ganhar elétrons para se estabilizar, ou seja, encontrar o nível ótimo de distribuição das camadas de sua eletrosfera, temos uma ligação em que todos os átomos envolvidos estão propensos a receber elétrons, mas não a cedê-los.
A solução se dá através do compartilhamento. Os átomos ligados compartilham um ou mais elétrons que passam a complementar as eletrosferas de ambos simultaneamente, como necessitavam. Essas ligações, como vimos, são chamadas de covalentes ou moleculares e os grupos de átomos ligados por elas são chamados de moléculas.
As moléculas também são eletricamente neutras, uma vez que seus átomos compartilham um ou mais pares eletrônicos, mas conservam a equivalência entre o número de cargas positivas dos prótons do núcleo e o número de cargas negativas dos elétrons que o orbitam.
Só que a observação revelou alguns comportamentos nas moléculas difíceis de explicar sem admitir que de algum modo suas cargas elétricas continuassem atuando. Estes comportamentos começaram a ser explicados pela descoberta da eletronegatividade, propriedade que mede a tendência de um átomo a atrair elétrons.
Assim, numa ligação covalente, os elétrons tendem a ficar mais próximos do átomo de maior eletronegatividade, que os atrai mais intensamente. Na tabela periódica, a eletronegatividade aumenta de baixo para cima nos grupos (verticais da tabela) e da esquerda para a direita nos períodos (horizontais da tabela).
Assim, os elementos químicos de menor eletronegatividade encontram-se no canto inferior esquerdo da tabela e os de maior no canto superior direito, com o valor desta propriedade crescendo através da tabela periódica ao longo de uma diagonal como se vê na figura 1(A seta amarela representa a tendência de