DETERMINAÇÃO DO TEOR DE ÁLCOOL NA GASOLINA
.
RESUMO
A gasolina é um dos principais combustíveis usado por veículos automotores. No Brasil existe a Agência Nacional do Petróleo (ANP) que fiscaliza a qualidade da gasolina vendida nos postos de gasolina. Segundo a portaria MAPA nº 554 de 27 de 05 de 2003, ficou estabelecido que o percentual de álcool anidro na gasolina deveria estar entre 20 e 25%. Nesta prática realizamos a análise de combustíveis semelhante a que é feita nos postos a fim de determinar o teor do álcool na gasolina. Para isso colocou-se 50 mL de gasolina A e 50 mL de gasolina B em provetas diferentes e adicionou-se 50 ml água deionizada em cada proveta. Em seguida deixou-se a mesma em repouso a fim de separar as fases. Com as novas medidas de volumes calculou-se o teor do álcool.
Palavras chave: Gasolina, álcool, ANP.
INTRODUÇÃO
A adulteração de combustíveis é algo que tem crescido nos últimos tempos e preocupado autoridades, por isso a Agência Nacional de Petróleo intensificou a fiscalização em postos de todo o país. O principal combustível adulterado e também foco do trabalho é a gasolina, a adulteração da gasolina consiste na adição de solventes como tolueno ou adição de álcool anidro em uma proporção maior que a permitida. Segundo a portaria MAPA nº 554 de 27 de 05 de 2003, ficou estabelecido que o percentual de álcool anidro na gasolina deveria estar entre 20 e 25%. A gasolina padrão tem uma densidade entre 0,72 g/cm³ e 0,75 g/cm³, e a adulterada apresenta, em geral, uma densidade menor, devido à adição de compostos orgânicos menos densos.
A gasolina é um produto combustível derivado intermediário do petróleo, na faixa de hidrocarbonetos de 5 a 20 átomos de carbono. É formada por uma mistura de mais de 200 tipos de hidrocarbonetos e outros componentes em menores quantidades. Portanto a gasolina não tem uma fórmula definida, ela varia de acordo com o petróleo e o processo de refino.
No Brasil, antes da comercialização, adiciona-se