9 Relato
Número da Observação: Data:
Idade do colaborador: Sexo: Fenômeno observado Técnica de Observação:
Local da observação:Sala de aula
2. Relato descritivo e reflexivo;
Chegamos à instituição às 16h00min, fomos até a secretaria para assinar o livro de estágios e depois nos direcionamos para a sala de aula, fomos recepcionados pela professora, cumprimentamos os alunos e caminhamos em direção ao fundo da sala.
Notamos que varias crianças faltaram, pois a sala estava com várias carteiras vazias. Bia estava sentada em dupla com um menino, a professora estava explicando a atividade de português, onde eles tinham que colar a atividade no caderno depois de feita. Notamos que Bia prestava muita atenção na explicação da professora, e por varias vezes ajudava seu coleguinha ao lado, que mostrava muita dificuldade com a lição, levantou-se várias vezes de sua cadeira para ajudá-lo. Almeida (2002) Afirma que as dificuldades de aprendizagem podem ser relativas a aspectos específicos, ou seja, a criança apresenta problemas em alguma área particular como a escrita, por exemplo, ou em aspectos gerais, como ocorre quando a aprendizagem é mais lenta que o normal em uma série de atividades.
Os alunos estavam com certa dificuldade na atividade, e a professora percebendo isso, foi até o quadro negro e explicou a atividade novamente, e disse que se alguém não tivesse entendido que se dirigisse até sua mesa. Segundo Fonseca (1995), podemos concluir que os professores, assim como as escolas devem trabalhar com competência e dedicação revendo seus métodos de ensino e adaptando-os quando necessário para atraírem os alunos para a escola, onde terão a oportunidade de aprender a ler e escrever.
Na mesma atividade havia um desenho onde os alunos tinham que colorir, mas havia a cor certa para cada figura, e isso levantou muita dúvida nos alunos, causando certo alvoroço na sala de aula.
A professora chamou atenção