O Ensino do violão na infância - relato de experiência envolvendo crianças com faixa et´ria de 6 a 9 anos
Thatiane Maria Correia Ramos Pires
Conservatório Estadual de Música Lia Salgado thaticramos@hotmail.com Priscila Dutra Nascimento
Conservatório Estadual de Música Lia Salgado Resumo: Este trabalho é um relato de experiência de ensino desenvolvida no curso de Educação Musical (instrumento violão) para crianças com faixa etária de 6 a 9 anos do Conservatório Estadual de Música “Lia Salgado”. A metodologia aplicada está calcada na inovação e na diversidade, essenciais no trabalho infantil, utilizando materiais pedagógicos que vêm sendo adaptados e experimentados por professores de violão desta instituição.
Palavras chave: Musicalização, violão e criança.
Introdução
No ano de 2006 começamos a questionar o planejamento do curso de educação musical do Conservatório Estadual de Música “Lia Salgado” em Leopoldina, Minas Gerais. A partir deste questionamento demos início a uma reformulação, buscando adequar as práticas pedagógicas à realidade escolar.
No Conservatório havia uma metodologia conforme os moldes dos conservatórios europeus do século passado. Os alunos não aceitavam mais essa metodologia do ensino tradicional no qual a meta era o cumprimento da programação curricular, resultando em insatisfação e desinteresse por não estar em conexão com a realidade fora da escola.
Segundo Gainza, a Educação Musical tradicional se preocupava com a leitura, “dedicava a maior quantidade de energia ensinando a decifrar as notas para que fosse possível transferi-las ao instrumento”, tornando os seres humanos meras máquinas decodificadoras de uma linguagem escrita (GAINZA, 1988, p. 116).
Entretanto, para que se chegue a um ensino adequado a nossa realidade escolar que não se concentre somente no ensino da técnica e leitura de partituras, é preciso que haja uma ruptura dos programas escolares anteriores, partindo, em primeiro lugar, para o