9 Compressibilidade
• Compressão (ou expansão): É o processo pelo qual uma massa de solo, sob a ação de cargas, varia de volume ou de forma.
Mecânica dos Solos 1
Principais causas das deformações dos solos:
Compressão das partículas sólidas;
Compressão dos espaços vazios do solo, com a conseqüente expulsão da água (no caso de solo saturado);
Compressão da água (ou do fluido) existente nos vazios do solo.
Variação de volume (deformações)
variação do índice de vazios
(princípio das tensões efetivas)
Compressibilidade de Solos
Solo Grosso
Mecânica dos Solos 1
• Deformação rápida
Solo Fino
• Compressão inicial ou elástica: devido à compressão elástica do esqueleto sólido face a carregamentos instantâneos elevados e não drenados.
• Compressão primária ou adensamento primário: devido à expulsão da água dos vazios do solo e conseqüente redução do índice de vazios.
• Compressão secundária ou adensamento secundário: devido à compressão visco elástica do esqueleto sólido do solo.
Recalque
É a deformação vertical positiva de uma superfície delimitada no terreno, devido à ação de cargas, peso próprio e outros fatores
Mecânica dos Solos 1
Tipos de recalques
Recalque Imediato ou Elástico: é aquele ocorrido logo após a aplicação das cargas. Ocorrem nos solos granulares (areias). Nas argilas, no caso de carregamentos instantâneos (quando não há possibilidade de drenagem de água intersticial).
Recalque por Adensamento Primário: é aquele proveniente da redução dos vazios do solo face a expulsão de parte da água dos vazios do solo saturado, devido ao carregamento externo. É um recalque de solos argilosos, e depende do tempo.
Recalque por Adensamento Secundário: é aquele proveniente da deformação visco-elástica do solo, face ao carregamento. É o fenômeno de creep. Segundo diversos pesquisadores, o rearranjo das partículas é acompanhado do fenômeno chamado fluência (creep) de partículas, que é a deformação lenta das partículas e um fluxo viscoso de camada