Trabalho Mec Solos
O presente trabalho refere-se ao Adensamento e Compressibilidade dos Solos, mais concretamente , a variação de um solo quando submetido a um estado de tensão e a compressibilidade do mesmo quando executado na obra de engenharia. A transferência dos esforços das estruturas para o solo é feita através de fundações que varia em seu tipo a depender do local da obra e do projeto. Para a escolha do tipo de fundação é necessário um estudo para avaliar a resistência do solo e se esta é suficiente para suportar as cargas transmitidas pela estrutura.
É objetivo desde trabalho, demonstrar o estudo do comportamento dos solos buscando focar sobre a compressibilidade de um solo que é indicada pelo índice de adensamento, o qual pode ser obtido por vários métodos, e as teorias de adensamento.
DESENVOLVIMENTO
As cargas de uma determinada estrutura são transmitidas ao solo gerando uma redistribuição dos estados de tensão em cada ponto do maciço (acréscimos de tensão), a qual irá provocar deformações em maior ou menor intensidade, em toda área nas proximidades do carregamento, que por sua vez, resultarão em recalques superficiais.
Os principais conceitos relacionados com a redução de volume que ocorre em um solo, considerando que exista deformação somente na vertical e não em outra direção, são:
a) Adensamento: É a redução de volume no solo ao longo do tempo;
Para a construção sobre solos de baixa capacidade de suporte ou “solos moles” como são comumente conhecido, duas condições deve ser respeitadas; a primeira delas é a garantia da estabilidade evitando a ruptura total ou parcial das fundações e a segunda é a manutenção de suas deformações, sejam elas verticais ou horizontais.
A alternativa mais comum para este problema é a execução de drenos verticais, estes são inseridos dentro da camada de solo mole com o propósito de promover a redução dos recalques após a construção, acelerar o ganho de resistência ao