TRABALHO GEOLOGIA E MEC NICA DOS SOLOS FINALIZADO
TRABALHO GEOLOGIA E MECÂNICA DOS SOLOS
ANÁLISE DE VIABILIDADE ECONÔMICA DE UMA
CENTRAL GERADORA HIDRELÉTRICA
Diego Eckert
Juliano Feltrin de Souza
Nathércia Sartor Burin
Rafael Candido Jeremias
Criciúma, 04 de Julho de 2012
2
RESUMO
A Central Geradora Hidrelétrica – CGH – é uma alternativa de geração de energia de baixo custo largamente utilizada para o suprimento de cargas isoladas na zona rural e em comunidades isoladas. Entretanto, o custo da energia gerada por uma CGH é alto quando comparado ao custo da energia comprada das concessionárias de distribuição.
Isso ocorre em virtude do baixo fator de capacidade, uma vez que a CGH deve ser dimensionada para a demanda máxima. O custo da energia pode ser substancialmente reduzido quando a CGH é inserida em um ambiente de geração distribuída em que há a possibilidade de venda do excedente de energia para a concessionária local ou para outro consumidor. Este trabalho aborda a viabilidade econômica da CGH em um cenário de geração distribuída e apresenta os principais aspectos construtivos, alternativas econômicas e tecnologias disponíveis no mercado. Será apresentado um desenvolvimento de análise econômica que possibilita a realização da estimativa do investimento inicial e do benefício anual, considerando diversas possibilidades de arranjos e potência instalada. Foi analisado um exemplo real de uma propriedade rural em Jacinto Machado - Santa Catarina, onde não ha CGH instalada, e existe a possibilidade de instalação de uma CGH. O desenvolvimento de análise de viabilidade econômica apresentado nesse trabalho será utilizado para a determinação do arranjo e da potência instalada que maximizam o retorno econômico desse empreendimento.
3
INTRODUÇÃO
O aproveitamento de um potencial hidráulico para geração de energia, com potência instalada inferior a 1 MW, é definido como Central Geradora Hidrelétrica –
CGH – conforme mostrado no Guia do Empreendedor de Pequenas Centrais
Hidrelétricas. As CGHs independem de