SISTEMA LINF TICO
É um sistema vascular a parte do sistema circulatório, por onde circula a linfa, auxiliando na drenagem do líquido extracelular (LEC), que fica acumulado nos espaços intersticiais, fazendo retornar para a circulação.
É constituído pela linfa, vasos e órgãos linfáticos.
Os capilares linfáticos estão presentes em quase todos os tecidos do corpo, Capilares mais finos vão se unindo em vasos linfáticos maiores, que terminam em dois grandes dutos principais:
O duto torácico e o duto linfático, que desembocam em veias próximas ao coração.
Uma das principais funções do sistema
Linfático, formado por vasos linfáticos e órgãos linfóides, é recolher e retornar o fluido interstical ao sangue.
Líquido Extracelular (LEC)
O líquido interstical é produzido a partir do plasma, pela filtração através das paredes capilares, preenchendo os espaçõs intersticais.
A composição do líquido depende das trocas entre as células do tecido biológico e do sangue. Isso significa que o fluído interstical tem uma composição variada em diferentes áreas do corpo.
O excesso de líquido interstical é drenado pelos capilares linfáticos, onde é chamado de Linfa e é transportado para a região cervical, onde ele é devolvido para o sangue na veia subclávia esquerda. Linfa
A linfa que é fluído resultante da drenagem do líquido interstical é muito rica em gorduras, absorvidas pelos capilares linfáticos do intestino.
Possui aspecto leito.
É através da linfa que os linfócitos chegam ao sangue, pois são produzidos nos órgãos do sistema linfático.
Quando a linfa entra no sistema circulatório, pela veia cava aumenta o volume do sangue. Mas logo esse volume volta ao normal, pois durante a circulação, todo o líquido interstical é formado, e preenche os espaços entre as células e capilares sanguíneos.
Baço
O Baço esta localizado na parte superior esquerda do abdômen e contém linfócitos.
Tem como função:
1- Armazenar eritrócitos e quando
necessário