Relatório adensamento
A compressão de um solo ocorre devido à diminuição do seu volume de vazios, estando assim, os vazios de um solo completamente cheios de água ou ar. A compressão durante a execução de uma obra de engenharia se dá, pela variação no estado de tensão ocasionando deformações.
O adensamento de um solo ocorre da mesma forma que a compressão, diminuindo gradualmente os volumes de vazios contidos. O ensaio de adensamento que se refere também ao ensaio de compressibilidade determina os parâmetros do solo essenciais para os cálculos de recalque. O ensaio é realizado em estágios de pressão empregado em corpos de prova saturados.
O presente trabalho objetiva a analise dos parâmetros de adensamento e compressibilidade obtidos em ensaios de adensamento para amostras moldadas em laboratório. Devido a complexibilidade do ensaio vários autores desenvolveram outros métodos de metodologia a fim de facilitar o mesmo, porem reduzindo consideravelmente o tempo de ensaio pode comprometer o resultado das características do solo estudado.
Com auxílio das normas referentes ao adensamento dos solos, torna-se possível dimensionar o recalque de um solo e o tempo em que ele ocorrerá.
No ensaio analisar-se-á a redução da altura do corpo de prova onde a pressão exercida será dividida em estágios de aplicação, com a finalidade de fundamentar os cálculos de recalque por adensamento.
Quando se acrescenta uma carga sobre um solo sua estrutura se reajusta expulsando o ar quando estiver seco ou a água quando o solo estiver saturado. Este fenômeno acontece devido à baixa resistência dos fluidos (ar) nos solos secos e a alta permeabilidade da água nos solos saturados.
A pesquisa descritiva bibliográfica será a estratégia adotada para análise de comportamento do solo no ensaio de Adensamento Unidimensional. O presente ensaio foi realizado no laboratório da Universidade Paulista – UNIP.
2 REVISÃO DE LITERATURA
As fontes de pesquisa e embasamento serão extraídas da