Novo Documento RTF
Uma das coisas que mais me agradou neste livro foi o facto de que durante a sua leitura, eu experimentei várias sensações. Sensações essas que vão desde a perplexidade ao horror, passam pelo medo pela surpresa pela dúvidas… mas sobretudo a fé pois este sem dúvida é um livro que a cada página nos ensina e faz refletir sobre o impossível e eu cheguei ao fim a achar que simplesmente não há impossíveis, e que a vida é uma aventura surpreendente.
Falando do livro em si , o protagonista da história chama-se Piscine Molitor Patel . Pi , como ficou conhecido, era um menino curioso e interessado e, do meu ponto de vista, incrivelmente inteligente. Desde criança que deseja aprender. Ele era Hindu por tradição familiar e social visto que nasceu e vivei parte da sua vida na Índia , porém tem vontade de conhecer todas as correntes religiosas, acreditando mesmo que as pode praticar todas. Desde muito novo que procura a verdade, e a verdadeira fé.
Acho mesmo que a sua maior é crença , é acreditar na paz e acreditar que entre religiões não deve haver guerras, é uma perspetiva inocente mas evoluída, a anos-luz do ponto que (ainda) nos encontramos hoje.
A obra subdivide-se em três partes, três momentos distintos :
na primeira parte , temos uma descrição em que conhecemos Pi, a sua família e amigos, conhecemos as suas vivências e a sua estreita relação com as religiões. Nesta pare do livro aprendemos muito sobre animais, sobre como é a vida num zoo, e sobre as experiências e tradições indianas.
Existe uma transição entre as duas partes que se dá quando Pi e a sua família emigram para o Canadá.
E a segunda parte do livro tem inicio, aquando do naufrágio do navio em que Pi e a sua família viajavam. É-nos descrito o modo como Pi sobrevive durante dias, semanas , meses num barco salva-vidas tendo como única companhia um tigre. As descrições são