Engenharia
Curso de Graduação em Engenharia Mecânica
Mecânica Dos Fluídos
Atividades Práticas Supervisionadas
Carlos Eduardo Maria 1116305536 Lucas Trindade 1102274290
Jean Vitor Q. Vicente 1189398035 José Carlos Gonçalves 2564470462
Roberto Barboza de Souza 1141350056
Prof. Sérgio Rangel
Mecânica dos Fluídos
Figura 1.
Passo 1:
Compressibilidade dos fluidos
Consideremos um corpo fluido aprisionado em um cilindro obturado por um êmbolo, como se ilustra a seguir. Mantendo constantes todas as demais condições físicas (em particular, a temperatura) verifica-se que o volume ocupado depende da pressão exercida. Seja V o volume ocupado pelo fluido quando submetido a pressão p , e seja V + V volume sob pressão p + p. Quando a pressão aumenta (p > 0) volume diminui (V< 0), e vice-versa. Ensaiando fluidos diversos, ocupando inicialmente volumes iguais, verifica-se que a um mesmo incremento p da pressão correspondem incrementos V do volume que variam grandemente de caso para caso. Ao maior incremento de volume corresponde maior compressibilidade.
Entende-se por coeficiente de compressibilidade de um fluido o incremento de volume por unidade de volume inicial e por unidade do incremento de pressão, em valor absoluto; simbolicamente:
As unidades de medida desta grandeza são os recíprocos das unidades de pressão. O recíproco C do coeficiente de compressibilidade é denominado modulo de compressibilidade (esse conceito é posto em Estática).
Para os líquidos, o coeficiente de compressibilidade pode ser considerado independente da pressão, desde que o intervalo de variação desta não se torne muito amplo; o coeficiente de compressibilidade é da ordem de 10-5 at(-1), o que equivale a afirmar que um incremento de