-8784
NOTAS DE AULA DE INTRODUÇÃO A ARQUITETURA E URBANISMO PARTE 2 - URBANISMO
PROF.: EDILSON ARAGÃO
FORTALEZA, OUTUBRO DE 2008
1 – A HISTÓRIA DAS CIDADES
Segundo alguns historiadores, a cidade é a maior invenção da humanidade. Ela é fruto da mistura de fatores históricos, geográficos econômicos e sociais. Como fator social, a cidade aparece com o fim da pré-história, há aproximadamente 6.000 anos. Se considerarmos que a aventura do homem no planeta Terra tem aproximadamente 1 milhão de anos, podemos afirmar que o fenômeno urbano é relativamente novo.
2 – A REVOLUÇÃO AGRÍCOLA
No Paleolítico e no Mesolítico o homem vive da caça e da pesca e da coleta de alimentos in natura. Por conta disso o homem é nômade. Extraídos todos os alimentos de uma região, os grupos migram a procura de outras terras mais generosas. No Neolítico o homem passa a cultivar o solo, selecionar sementes, conhecer as estações, domesticar os animais. Dominando a natureza, o homem deixa de ser nômade, se sedentariza e constrói os primeiros núcleos humanos. Com o passar dos tempos, o homem produz mais do que suas necessidades e dos seus, passando a acumular excedentes agrícolas. Surge assim a possibilidade da troca dos excedentes.
3 – A REVOLUÇÃO URBANA, DUAS TEORIAS.
a) PONTO DE TROCAS
As atividades agrícolas tornaram-se incompatíveis com a criação de gado na mesma área. Surge a separação entre a agricultura e o pastoreio, aparecendo assim a primeira divisão social do trabalho: o agricultor e o pastor. Assim, a sociedade de classes precedeu pois a origem da cidade. Das necessidades mútuas entre os agricultores e os pastores, surgem as necessidades de trocas de seus excedentes, e seus lugares de encontros. Aqui, nos pontos de trocas, surgem outras