Objectivos
“Eu sei que não posso ensinar nada a ninguém.
O que sei é que posso criar um ambiente favorável a quem quer aprender” Carl Rogers.
Se levamos o pensamento Pedagógico de Carl Rogers, para um professor, isto pode significar uma mudança do seu papel de “detentor de conhecimentos”, a facilitador do processo de aprendizagem”, pois um professor que proporciona um ambiente favorável para quem quer aprender – é um professor que: Sabe onde quer levar os seus alunos, Conhece que informação quer que os seus alunos aprendam durante a aula; Conhece que competências pretende que os alunos desenvolvam; Sabe até que ponto a aula explora os conhecimentos preliminares dos alunos; Também sabe como a aula se relaciona com temas a tratar posteriormente.
Este tipo de professor “que cria ambiente favorável para quem quer aprender”, será tema integrante do presente trabalho, com o título:
Formulaçäo dos Objectivos Educacionais.
O trabalho está dividido em 4 partes, nomeadamente: Importância dos objectivos no Ensino, Tipos de objectivos, Funçöes dos objectivos Instrucionais e Como definir objectivos Instrucionais.
Para a sua elaboraçäo, o grupo recorreu a obras publicadas de autores de renomes na área Didáctico-Pedagógica. Porque objectivo constitui produto final que se espera duma actividade no geral e do Processo de Ensino e Aprendizagem em particular, näo é täo fácil descreve-lo na sua íntegra e neste espaço, por isso o grupo antecipa os seus agradecimentos a todo apoio que fôr-lhe dado para o seu enriquecimento.
Os elementos do 4º Grupo
Formulaçäo dos Objectivos Educacionais Conceito
Objectivos: “É a descriçäo clara do que se pretende alcançar como resultado da nossa actividade” (Piletti 2005:65). Objectivo é um dos componentes básicos no Processo de Planificaçäo de ensino. E respondem a pergunta: O que pretendo alcançar? Os objectivos nascem da própria situaçäo: da comunidade, da escola, da disciplina, do