78910
CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS – CESA
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA II
PROFESSOR: EVANDRO ALMEIDA
ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO
O CICLO OPERACIONAL
Na consecução de suas atividades operacionais, a empresa persegue sistematicamente a produção de bens ou serviços e, consequentemente, venda e recebimentos. Procura ela, com isso, a obtenção de determinado volume de lucros, os quais possam satisfazer às expectativas de retorno de suas fontes de financiamento.
É no desenvolver de todo este processo que se identifica de maneira normal e repetitiva o ciclo operacional da empresa, o qual pode ser definido como as fases operacionais existentes no interior da empresa, que vão desde a aquisição de materiais para a produção até o recebimento das vendas efetuadas. Portanto, o ciclo operacional corresponde ao tempo decorrido entre a compra de mercadorias e o recebimento do dinheiro da venda. Já para uma entidade fabril, o Ciclo Operacional é medido desde a data da compra da matéria-prima, portanto, incluí-se o tempo despendido na produção, conforme se pode depreendei da figura abaixo.
Observa-se na figura acima uma sequência natural das fases operacionais da empresa, definida por ciclo operacional, iniciando-se na compra de materiais que serão direta ou indiretamente utilizados na produção e desembocando na cobrança das vendas efetuadas.
Por outro lado, cada uma das fases apresentadas possui determinada duração. Assim, a compra de matérias-primas evidencia também o prazo de armazenagem; a produção, o tempo de transformação desses materiais em produtos acabados; a venda, o prazo de estocagem dos produtos elaborados; e o recebimento, o prazo de cobrança de duplicatas a receber que caracterizam as vendas a prazo. É claro que se todas as vendas fossem efetuadas a vista este prazo seria nulo.
O CICLO ECONÔMICO
O ciclo econômico inicia-se