Conseitos de logica digital
Introdução
Máquinas projetadas para armazenar 0 e 1.
Computador constitui-se: elementos eletrônicos como resistores, transistores.
“Tópico 1: a informação binária é representada em um sistema digital por quantidades físicas, sinais elétricos, os quais são gerados e mantidos internamente ou recebidos de elementos externos, em dois níveis de intensidade, cada um correspondente a um valor binário.
0 – representa o valor lógico falso, indicando a ausência de sinal.
1 – representa o valor lógico verdadeiro, indicando a presença de sinal elétrico.”
CONVERSÃO DE BASES Tipos de Sistemas de Numeração Não-posicionais – são aqueles em que o valor atribuído a um símbolo não se altera, independente da posição em que ele se encontre no conjunto de símbolos que está representando um número. Posicionais – são aqueles em que o valor atribuído a um símbolo depende da posição que ele se encontra no conjunto de símbolos que está representando um número.
Não-Posicional: Um exemplo seria o sistema de numeração romano. Neste sistema temos os símbolos I, X, V, L, C, D e M. Em qualquer posição dentro de um conjunto destes símbolos, eles não alteram seus valores (I – 1, V - 5, X – 10, L – 50, C – 100, M – 1000 ).
Posicional: Por exemplo típico de sistema posicional é o sistema de numeração decimal. Neste sistema, por exemplo o símbolo 5 pode representar o valor 5, 50, 500 ou 57 (50 +7) e assim por diante.
CONVERSÃO DE BASES
Tipos de Sistemas de Numeração
Posicionais
Base 10 – {0,1,2,3,4,5,6,7,8,9,0}
Base 8 – {0,1,2,3,4,5,6,7}
Base 2 – {0,1}
Base 16 – {0,1,2,3,4,5,6,7,8,9,A,B,C,D,E,F}
Base 10 é usado no computadores como entrada e saída de dados, Base 2 é usada para os cálculos internos do computador, Base 16 e 8 são bases mais compactas de representação interna. Base 2 – cada algarismo de uma representação numérica binária é denominado de bit, que corresponde à abreviatura de binary digit. Outras