INFORMATICA
PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
2.1 Introdução
Nós dias de hoje há uma intensa demanda por serviços especializados, baseados em tecnologias no país e, conseqüentemente, uma demanda maior para contratação de profissionais qualificados. O mercado Brasileiro de Tecnologias e Informação e Comunicação (TIC’S) não é diferente, principalmente nos dias atuais, que vivemos um momento peculiar.
Com isso entendemos que a engenharia de software tem potencial para contribuir com a qualificação desses profissionais, por ser uma disciplina que reúne metodologias, métodos, processos e ferramentas a serem utilizadas, desde a percepção do problema até o momento em que o sistema é desenvolvido, implantado e plenamente utilizado. Sabemos que hoje em dia o software assume um duplo papel: ele é o produto e, ao mesmo tempo, o vínculo para entrega do produto. A esse vínculo chamamos de processo, que tem grande importância no estudo da Engenharia de Software.
Neste contexto o software é transformador de informações, produzindo, gerando, adquirindo, modificando, executando ou transmitindo informações. Com a grande demanda de desenvolvimento de software, houve a necessidade das Instituições de Ensino e Pesquisas Tecnológicas desenvolverem maior potencial de disseminar conhecimentos na área, atuando como capital intelectual de qualidade.
Neste capítulo abordaremos os conceitos fundamentais da engenharia de software, essenciais para a compreensão dos modelos de Fábricas de Software que se ajustam bem no espaço acadêmico na forma de um laboratório de prática envolvendo o aluno com os conceitos, com o problema e com as atividades inerentes ao processo de desenvolvimento de software.
2.2 Conceitos Básicos
Esta seção aborda os conceitos que consideramos básicos para o entendimento da nossa proposta. Iniciamos fazendo uma distinção.
a) Software
Freqüentemente conhecido como a parte lógica da computação o software possuía no início da era tecnológica uma