7 Tipos de clientes nas mídias sociais e seu comportamento
Atualmente o Brasil conta com 43 milhões de consumidores online, portanto, a internet se tornou um meio direto de divulgação. Ao fazer o uso de mídias sociais para divulgação de suas marcas, as empresas identificam perfis diferentes de pessoas que interagem com as marcas. E independentemente de qual meio de divulgação que seja escolhido, as empresas irão se deparar com sete principais tipos de clientes.
Cliente modelo
Esse cliente é avaliado pela marca como um “típico cliente”, pois se identifica com a marca e suas preferencias são atendidas pela mesma, ele é um apreciador do serviço prestado, pois tem boas experiências e por isso recomenda a marca. É aconselhável manter contato próximo com este cliente, atualizando-o periodicamente das novidades.
O entusiasta
É interativo e procura estar sempre atualizado das novidades, faz uso de mídias sociais para expor suas opiniões, portanto, pode ser considerado um bom fã da marca, é importante manter interatividade com esse cliente.
O caçador de bons negócios
Esse tipo de cliente geralmente está em busca de ofertas exclusivas e promoções. Algumas pesquisas apontam que cerca de 58% dos usuários do Facebook se encaixam nesse perfil. É importante oferecer boas razões para manter esse cliente.
O seguidor silencioso
Esse tipo de cliente costuma ser discreto e não demonstrar muito suas preferencias, talvez seja necessário repensar uma estratégia mais apelativa ou que utilizem mensagens mais diretas, ou motive a participação deste tipo de cliente, no caso das redes sócias pode ser com “curtidas” e compartilhamentos.
O seguidor casual
A participação deste tipo de cliente é ocasional, ele gosta de novidades, mas esta mais ligado a ideias que venham de amigos. Para obter um envolvimento maior com este tipo de cliente é necessário estimular ações, perguntar opiniões, pedir votos, a fim de transformar um seguidor casual em um fã.
O cliente