fundamentos filosoficos
Aluna: Tamara Faria
Disciplina: Fundamentos Filosóficos/ Manhã O presente trabalho irá abordar um tema especifico do texto de Adorno “técnica esporte e rendimento” a técnica ao extremo, levando em consideração a verdade do esporte, leva á fetichização da técnica, seu caráter sinistro de ganhar como que por obra de feitiço, vida própria em relação aos seres humanos. Para relacionar Bolt com o fetiche da técnica foi utilizado um documentário em que no mesmo mostra o árduo e intenso treino de Bolt. Aos Quinze anos ele ganhou uma medalha de ouro e duas de prata no Campeonato Mundial de Atletismo Júnior, realizado em Kinhston, capital da Jamaica. Seus resultados na pista bateram recordes que valeram os apelidos de “homem mais rápido do mundo” e Ligtning Bolt “Raio”
Em agosto de 2009, disputou o Campeonato de Atletismo e após vencer a prova dos 200 metros, com novo recorde mundial de 19s19, Bolt disse que ficará marcado em sua história, o que o consagra como grande atleta, profissional e lendário.
Chegando á treinar 6 horas por dia com exercícios repetitivos e difíceis podemos observar que Bolt vai além da técnica do esporte, ele vai além de seus limites físicos e mentais, tudo isso motivado pelo seu treinador que por sua vez tem um certo e grande lucro com o alto desempenho de Bolt, e é por esse rendimento máximo que se inicia o fetiche da técnica, já fugindo de um corpo saudável para um determinado esporte e entretanto na questão da quebra do limite. Ele também relata não ser fácil os treinos que ele sente vontade de parar, e jogar tudo para o alto de tão sacrificado e esgotantes são os treinos diários. “ Sempre há limites. Eu não conheço os meus.” — Usain Bolt “Como Bracht destacou, para qualquer atividade corporal com significado e sentindo, é preciso dominar uma técnica, ou um conjunto de técnicas, como “movimentos aprendidos para realizar fins”, havendo, no esporte, um enorme investimento nos meios (técnicos), com