Redes e Mídias Sociais no Mercado de Trabalho
Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (ICEA)
Sistemas de Informação
Informática e Sociedade
Redes e Mídias Sociais no
Mercado de Trabalho
Ana Paula Dias – 10.1.8212
Edivane Soares Pessoa – 10.1.8214
Mayla Magnelli Fonseca – 10.2.8207
Renata Dias Batista – 10.1.8209
Thayanne Mara–10.1.8244
03 de outubro de 2011
1 – Introdução
"Informação, conhecimento e cultura são essenciais para a liberdade e desenvolvimento do homem. E o modo como elas são produzidas e comunicadas afeta a visão que temos do mundo e do que ele pode ser". (BENKLER 2006).
O desenvolvimento das ferramentas tecnológicas a partir da década de 90, principalmente ligadas à Internet possibilita na sociedade atual o aparecimento de novas formas de relação, comunicação e organização das atividades humanas. A sociedade em rede é analisada pelo filósofo da informação Pierre Lévy como uma rede de computadores que permite às pessoas conectadas construir e partilhar a inteligência coletiva. A internet seria então um agente humanizador pelo fato de democratizar a informação.
Podemos citar como exemplo o uso de tecnologias e redes sociais no trabalho. Uma comparação feita entre o Brasil e outros países mostra que nosso país aparece em primeiro lugar no manuseio de aparelhos tecnológicos na empresa. Aqui, 63% utilizam celulares tanto para uso pessoal como para temas ligados ao trabalho. Já nos EUA, esse percentual é de 40%; na Europa, de 45%; e na Austrália, de 42%. A liderança brasileira também aparece quando o assunto são redes sociais. No nosso país, 20% usam o Twitter para trabalho e questões pessoais, já nos EUA, na Europa e na Austrália o percentual cai para 3%.
Será apresentado nesse seminário como as redes e as mídias sociais poderão influenciar positivamente ou até mesmo negativamente no mercado de trabalho.
2 – Conceito
Rede social e mídia social são termos que se