7 Personalidade
Origem do termo: No teatro romano, a máscara apresentada pelo autor, para indicar o papel era denominada persona e esta é a origem do termo personalidade. Para a Psicanálise a personalidade é o resultado da dinâmica das instâncias psíquicas, id, ego e superego e apresenta aspectos conscientes e inconscientes.
Para o Behaviorismo personalidade é o repertório de comportamentos adquiridos e aprendidos durante a história de vida do indivíduo
Para a Gestalt personalidade é a estrutura constituída pelos aspectos relacionais do indivíduo com o mundo, com o outro e consigo mesmo
Personalidade
Em Psicologia a definição do termo é ampla. Gordon Allport, psicólogo americano, relaciona mais de cinquenta definições do termo personalidade.
Personalidade, de um modo geral, pode ser definida como “um conjunto de traços que define o modo de ser e de se comportar de um indivíduo nas mais variadas situações”.
Personalidade
Especificando os termos:
“Conjunto de traços” indica que a Personalidade é um todo organizado onde cada traço ou aspecto envolve todos os outros os influenciando e ao mesmo tempo sendo influenciados por eles.
“Define o modo de ser e de se comportar” mostra que é na conduta ou no comportamento de cada um que podemos observar a Personalidade.
“De um indivíduo” significa que o termo “Personalidade” só pode ser atribuído a pessoas e nunca a grupos, organizações, animais ou coisas inanimadas.
“Nas mais variadas situações em situações específicas” mostra que um traço pertencente a uma pessoa não fica explícito, visível e público o tempo todo precisando haver uma situação determinada para se mostrar.
Personalidade
Equívocos que devem ser evitados com referência ao termo
Adjetivar a personalidade: personalidade boa, má, etc.
Quantificar a personalidade: muita personalidade, pouca, etc.
Dizer que alguém “não tem personalidade” que a perdeu ou ganhou.
Atribuir o conceito a não humanos e a grupos sociais. Confundir com “caráter”, “índole”, etc.