7 erros que nao pode cometer na organização de um evento
Pode parecer fácil, mas organizar eventos, independente do tamanho, exige cuidados imprescindíveis. Um custo não planejado, um risco não calculado, uma divulgação fraca e até o seu jeito de se relacionar com os outros serão fatores diretamente proporcionais ao sucesso da sua ação. Está pronto para descobrir quais são os sete erros mais comuns?
1. Falta de planejamento
De todos os erros, este é o mais grave. Planejar é fundamental na hora de organizar um evento, por menor que ele seja. Tudo começa pelo planejamento: levantamento de investimentos, infraestrutura, contratações, divulgação etc. Não deixe a pressa de começar fazer você pular esta etapa. Aquilo que é pesquisado, observado e analisado reduz drasticamente suas chances de fracassar.
Como planejar?
Primeiramente pesquise e analise eventos realizados semelhantes ao seu. Depois se organize e junte suas ideias com as pesquisas para iniciar o seu planejamento estratégico. Tenha claramente em mente os seus objetivos detalhados, o tamanho do evento, o seu público-alvo e parceiros. Depois, coloque tudo o que você pensou no papel para que não lhe escape nenhum detalhe.
Principais pontos de um planejamento: objetivo, público, tamanho do evento, infraestrutura disponível, local do evento, recursos financeiros, planilha de custos, patrocínio, mão-de-obra, possíveis riscos e formas de divulgação. Em seguida, elabore um plano de ação colocando datas e prazos para cada tarefa a ser realizada.
2. Desespero
Por mais que exista um plano de ação, e ele deve existir, sempre haverá algo que não sairá como o planejado. É normal, imprevistos acontecem afinal eventos envolvem pessoas. Seja flexível e fique calmo para resolver o problema da melhor forma possível. Seu autocontrole e segurança farão com que convidados e funcionários também tenham tranquilidade, e, muitas vezes, nem percebam que algo está errado. Mantenha a postura e o sorriso no rosto.