Trabalhos autorais
Denise Lima de Melo
PSCICOLOGIA ORGANIZACIONAL
PERCEPÇÃO E TOMADA DE DECISÃO INDIVIDUAL
Novembro, 2012
Denise Lima de Melo
PSCICOLOGIA ORGANIZACIONAL
PERCEPÇÃO E TOMADA DE DECISÃO INDIVIDUAL
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina de Psicologia Organizacional, no Curso de
Ciências Contábeis, na Universidade Mauricio de Nassau.
Prof. Aracely Gadelha
Novembro, 2012
RESUMO
Este trabalho foi desenvolvido para facilitar a capacidade de entender um pouco mais sobre o assunto abordado, Percepção e Tomada de Decisão Individual. O objetivo é disponibilizar aos alunos um modelo de apresentação de trabalho acadêmico para ser utilizado durante a finalização do curso de Psicologia Organizacional. Bem como a definição de percepção e os fatores que a influenciam, explicar a teoria da atribuição e seus determinantes, identificando as simplificações que os indivíduos utilizam para fazer julgamentos sobre os outros principalmente dentro da empresa. Também focalizar na relação entre percepção e tomada de decisão, aplicar o modelo racional de tomada de decisão comparado a racionalidade limitada e a intuição, apontar vieses ou erros comuns que acontecem durante esse período perceptivo, explicar como as diferenças individuais e restrições organizacionais afetam a tomada de decisões, comparar os critérios éticos e discutir sobre criatividade.
Palavras–chave: Percepção, tomada de decisão, teoria da atribuição, modelo racional, racionalidade limitada, intuição, vieses, erros comuns, diferenças individuais, restrições organizacionais, critérios éticos e criatividade.
“Uma decisão razoável para um problema bem definido é melhor que uma solução excelente para o problema errado”.
Hammond
I – PERCEPÇÃO
É o processo pelo qual as pessoas organizam e interpretam sua mente para dar sentido ao ambiente. Porem, o que esta mesma pessoa percebe pode ser substancialmente