7 Dicas para reduzir inadimplência
São 7 dicas que irão lhe mostrar como prevenir a temida inadimplência, que no último ano segundo, Serviço de Proteção ao Crédito (SPC – Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) subiu 7,53%.
7 dicas para redução da inadimplência empresarial.
Confira abaixo algumas dicas para reduzir a inadimplência.
Dica nº. 1 – Forneça Nota Fiscal
Além do crime de sonegação fiscal, a ausência de Nota dificulta o posterior recebimento dos valores faturados. Ademais, caso seja necessário o ingresso de uma ação judicial a ausência da nota fiscal poderá interferir no êxito do processo.
Parece simples, mas já tivemos casos em que um Cliente do nosso escritório por conta da parceria comercial parou de emitir Notas Fiscais a pedido do seu Cliente e acabou ficando com uma dívida de alguns milhares de reais.
Dica nº. 2 – Prefira receber através de cartão de crédito/débito.
Apesar do custo financeiro, na dúvida, prefira o cartão de crédito ou débito como forma de pagamento. Assim, se o cliente ficar inadimplente, a dívida será com a administradora do cartão.
Posso lhe dizer, que dificilmente as administradoras estornam as compras realizadas a pedido do comprador. Eles somente autorizam o estorno se o vendedor autorizar, basicamente o procedimento é realizado pelo próprio equipamento do cartão.
Dica nº. 3 – Peça garantias ou então exija a assinatura de avalista.
Para volumes mais expressivos de venda não hesite em firmar um contrato e pedir algum tipo de garantia e aval de terceiros (analise o crédito). Lembre-se do velho ditado, se algo parece bom demais pra ser