ENDIVIDAMENTO DAS FAM LIAS BRASILEIRAS
1.INTRODUÇÃO...................................................................................................4
2.DESENVOLVIMENTO .......................................................................................5,6
3.CONCLUSÃO ....................................................................................................7
4.REFERENCAIS ..................................................................................................8
1. INTRODUÇÃO E de conhecimento de todos que por de detrás do recente período de crescimento econômico no país, cresce um monstro, escondido no seio da maioria das famílias brasileiras. É o monstro do endividamento, cabe lembrar que o incentivo às compras, a inclusão de novas classes sociais na sociedade de consumo, a facilidade de crédito, a redução de taxas em muitos bens duráveis, a manutenção da geração de emprego e a confiança dos cidadãos na economia, provocam uma movimentação das pessoas em direção à aquisição de bens e serviços. Em princípio, os motivos acima descritos não são causa direta de inadimplência. O que preocupa é quando as famílias não são prudentes na hora do planejamento das compras, comprometendo sua renda mais do que seria possível ou recomendável.
2.DESENVOLVIMENTO
É de conhecimento geral que o endividamento das famílias brasileiras dobrou nos últimos sete anos e atingiu um nível recorde. Segundo a Maicon Martinelli, gerente de um banco, basicamente, foi conseqüência de dois fatores: o primeiro foi o aumento da oferta de crédito no país, mas o outro fator foi um certo descuido nas contas. Alem disso outro fator importante para o aumento do endividamento das famílias são as altas taxas de juros praticadas pelo mercado.
A alta taxa de juros tem relação direta com a quantidade de financiamentos assumidos pelas famílias, visto que foi declarado como principal motivo