5s e CCQ
INTRODUÇÃO 2
1 O PROGRAMA 5S 3
1.1 OBJETIVOS 5
1.2 APLICAÇÃO 6
1.3 VANTAGENS 7
1.4 ATUALIZAÇÕES DO 5S 7
2 CCQ 9
2.1 OBJETIVOS 9
2.2 ESTRUTURA 11
2.3 APLICAÇÃO 13
2.4 VANTAGENS 13
2.5 PLANOS DE RECONHECIMENTO 15
CONCLUSÃO 16
REFERÊNCIAS 17
INTRODUÇÃO
Qualidade é uma palavra que faz parte do dia a dia e desempenha um papel importante em todos os tipos de organizações. A globalização da economia aliada às exigências do mercado consumidor colocam as empresas em desafio frente aos novos padrões de qualidade e produtividade, em um mercado altamente competitivo.
Mas, para a obtenção da qualidade, faz-se necessário uma metodologia precisa e minuciosa, desde a matéria-prima, até a inspeção final do produto obtido. Essa metodologia fica sob cuidados e responsabilidade de indivíduos, de forma organizada, dispostos em um ou mais núcleos, formando um setor coeso, denominado Controle de Qualidade.
Para ampliar o controle em empresas de grande competitividade, torna-se necessário buscar métodos de aperfeiçoamento da qualidade, onde cada trabalhador, mesmo sem relação ao Setor de Controle de Qualidade, contribui para atender as exigências e parâmetros estabelecidos pelo mercado.
O programa 5S tem o objetivo específico de melhorar as condições de trabalho e criar na organização o “ambiente da qualidade”, tornando-o altamente estimulador para que as pessoas possam transformar os seus potenciais em realização. A prática nas empresas tem mostrado que o Programa 5S representa uma oportunidade inigualável de mobilização dos empregados, preparando o caminho para a introdução de programas de qualidade mais avançados.
Com o CCQ pode-se, na maioria das vezes, atender e resolver problemas rotineiros, de surgimento inesperado, com ou sem urgência, além de poder prever e atender antecipadamente acontecimentos indesejados. Dessa forma, aumenta-se o bem-estar e a auto estima de cada empregado, melhorando um todo, que deve refletir