Ccq e 5s
Minas Gerais foi um dos estados pioneiros do movimento do CCQ no Brasil na década de 70. Em 1981, a AMCCQ – Associação Mineira de Círculos de Controle da Qualidade, atual UBQ, foi criada como resultado dos primeiros trabalhos desenvolvidos pelos coordenadores da área.
Desde então a UBQ vem construindo um referencial brasileiro nessa área do conhecimento. Sua atuação na difusão da metodologia do CCQ é feita por meio da capacitação de pessoas, da promoção de eventos de reconhecimento (Convenções) e dos treinamentos práticos e teóricos em diversas empresas. Cada dia mais, as organizações estão conseguindo enxergar o CCQ como uma forte alternativa para o crescimento das pessoas, das empresas e da sociedade.
DEFINIÇÃO DO CCQ Diferente do que muitos acreditam, os CCQ’s não são grupos para solução de problemas, portanto não têm compromisso com resultados, apenas utilizam os problemas mais corriqueiros nas empresas como uma espécie de “laboratório”, onde possam aplicar as técnicas da qualidade e desta forma, capacitar uma quantidade maior possível de pessoas para a aplicação de diversas ferramentas ou atuarem em grupos específicos para a Solução de Problemas.
CARACTERÍSTICAS DO CCQ
É uma atividade voltada para o desenvolvimento das pessoas, principalmente na capacidade de controlar a qualidade:
- Os participantes são voluntários;
-Operam por tempo indeterminado;
-O grupo escolhe o líder e secretário;
-O grupo escolhe o tema do trabalho;
-O grupo decide sobre a evolução do trabalho;
- O grupo implanta ou participa da implantação das melhorias;
- O grupo analisa as idéias obtidas;
- Não tem compromisso com resultados.
FUNDAMENTOS DO CCQ
Atender ou até mesmo superar as expectativas do cliente, melhor do que os concorrentes é a condição necessária para que a empresa seja competitiva e líder de mercado, e para isto é fundamental ter qualidade em tudo que todos fazem, e isto depende de três fatores básicos: Querer, Saber e Fazer.