Artigo CCQ e 5S
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM NORMALIZAÇÃO E QUALIDADE INDUSTRIAL
ARTIGO 5S CCQ
ALUNA: ETIENNE FRADE LIMA
DISCIPLINA: METODOLOGIA DA GESTÃO DA QUALIDADE
PROFESSOR º: EBERT GUIMARÃES.
OBJETIVO:
Este artigo tem como finalidade mostrar o que é o sistema 5S e como sua utilização pode resolver o problema de sua empresa. Entender Quais são as possibilidades de implantação e suas vantagens e desvantagens .
Entender o que é o programa CCQ, conhecer suas atribuições e compromisso dentro as organizações. Visar o grau de dificuldade encontrado pelas organizações em manter ativo um programa com suas características.
PALAVRAS CHAVES:
Organização, limpeza, disciplina, descarte, identificação, treinamento, crescimento, higiene, ordem, custos, cooperação, melhoria, qualidade, recompensa, atribuição, conhecimento, reuniões, aprendizagem, cultura, discutir, aplicar, produtividade, grupo, ferramentas.
Introdução
. As atividades de 5S tiveram início no Japão, logo após a 2ª Guerra Mundial, para combater a sujeira das fábricas, tendo sido formalmente lançado no Brasil em 1991 através da Fundação Christiano Ottoni.
A implantação do 5S auxilia a empresa na organização do gerenciamento, com a eliminação de anomalias e na padronização.
Implantar o 5S é uma boa maneira de iniciar o melhoramento do Gerenciamento da Rotina, o 5S o potencializa pois promove o aculturamento das pessoas a um ambiente de economia, organização, limpeza, higiene e disciplina, fatores fundamentais a elevada produtividade. O 5s pertence a todas as pessoas e portanto todos são responsáveis pela sua manutenção.
Seguindo as etapas do 5S, envolvendo a todos teremos ao final do processo um ambiente modificado, melhor para se trabalhar e viver.
(CCQ). São pessoas voluntárias que, em pequenos grupos, resolvem problemas para