5 maximizando valor empresa atraves etica responsabilidade social
ÉTICA E DA RESPONSABILIDADE SOCIAL*
Sônia Mara Marques**
A ética e a responsabilidade social das empresas estão se tornando, cada vez mais, assuntos de muita evidência na literatura especializada em gestão de negócios. Instrumentos como o Balanço
Social e a Demonstração do Valor Adicionado estão sendo estudados, para que a demonstração do que é realizado pelas empresas, em termos sociais, sejam evidenciados. Em época onde a concorrência se dá também em busca da fidelização de clientes, cada vez mais vulneráveis aos apelos dos diversos produtos e marcas que são lançados diariamente, as empresas descobrem uma forma de tornar seus produtos bem vistos aos olhos dos clientes, obtendo a preferência dos consumidores e usuários. Esta estratégia, que consiste em fornecer serviços e produtos éticos, pode se constituir em um importante caminho para a empresa se destacar diante da sociedade.
As empresas que agem com ética e responsabilidade social, também chamadas empresas cidadãs, estão experimentando maiores oportunidades de aumentar o seu valor de mercado, ao atrair também a atenção do mercado financeiro.
INTRODUÇÃO
Muito destaque tem sido dado às obras recentes que tratam de gestão administrativa abordando as significativas mudanças no ambiente das organizações. De acordo com Tachizawa e
Rezende (2000), autores como Peter F. Drucker,
Bill Gates, Michael E. Porter, entre outros, enfocam a necessidade de um novo referencial na administração para poder compreender e tratar as novas realidades.
significando a possibilidade de aumentar, manter ou alterar variáveis, como faturamento, participação no mercado, reconhecimento social etc.
Segundo Tapscott (apud Tachizawa e Rezende,
2000), em virtude das crescentes expectativas de clientes, de fornecedores, do pessoal interno e dos gestores, a organização do futuro tem que agir de forma responsável em seus relacionamentos internos e externos.
Entre as transformações que estão emergindo
na