5 Forças da estrategia
As cinco forças competitivas que a estratégia da forma por Michael E. Porter
A idéia em Breve
Você sabe que para sustentar a lucratividade a longo prazo você deve responder estrategicamente à concorrência. E você, naturalmente, manter o controle sobre seus rivais estabelecidos. Mas, como você verificar a arena competitiva, você também olhar além de seus concorrentes diretos? Como explica Porter nesta atualização de seu revolucionário artigo HBR 1979, mais quatro forças competitivas podem ferir seus lucros potenciais:
Savvy clientes podem forçar os preços para baixo, jogando você e seus rivais uns contra os outros.
Fornecedores poderosos podem limitar seus lucros se eles cobram preços mais altos.
Candidatos aspirantes, armados com uma nova capacidade e com fome de quota de mercado, podem inflar o investimento necessário para que você permaneça no jogo.
Ofertas substituto pode atrair clientes.
Considere a aviação comercial: É um dos menos rentáveis indústrias porque todas as cinco forças são fortes. Rivais estabelecidos competir intensamente no preço. Os clientes são inconstantes, procurando o melhor negócio, independentemente da operadora. Fornecedores de plano e os fabricantes de motores, juntamente com forças de trabalho sindicalizados pechincha-away a parte do leão dos lucros das companhias aéreas. Os novos jogadores entrar na indústria em um fluxo constante. E substitutos estão prontamente disponíveis, tais como viagens de trem ou carro.
Ao analisar todas as cinco forças competitivas, você ganha um quadro completo do que está influenciando a rentabilidade em seu setor. Você identifica jogo de mudança de tendências iniciais, para que você possa rapidamente explorá-los. E você identificar maneiras de contornar restrições de rentabilidade ou até mesmo reformular as forças em seu favor.
A idéia na Prática
Ao compreender como as cinco forças competitivas influenciam a lucratividade em