Histologia vegetal
Histologia vegetal
Tecido Meristemático: Células indiferenciadas com grande capacidade de divisão por mitose. Forma os diferentes tecidos adultos das plantas possibilitando o crescimento em comprimento e espessura da planta.
- Meristema primário ou apicais: está em constante divisão mitótica e é responsável pelo alongamento da planta. Essas células se localizam nas gemas dos caules e na região subapical da raiz.
Classificação
- Protoderme: formação da epiderme;
- Fundamental: formação do sistema fundamental;
- Procâmbio: formação tecidos vasculares primários;
* Caliptrógeno (raiz): origina a parte protetora da extremidade da raiz, denominada coifa ou caliptra.
- Meristema secundário ou laterais: é responsável pelo engrossamento da planta. Formado por células adultas que se desdiferenciam e recuperam a capacidade de divisão mitótica. Localiza-se no córtex (casca) e na medula (centro). Ocorre nas eudicotiledônias e gimnospermas.
Classificação
- Felogênio: formação da periderme, que contem o súber, revestimento externo (periderme), e a feloderme, preenche o espaço interno do córtex secundário;
- Câmbio vascular: formação dos tecidos de condução xilema (lenho), interno, e floema (líber), externo.
Tecidos Permanentes: sem divisão celular mitótica.
- Revestimento ou tegumentários: proteção contra perda excessiva de água, variações de temperatura, proteção mecânica e impede a invasão de agentes patogênicos. Há dois tipos:
- Epiderme (vivo): revestimento externo e proteção dos órgãos vegetais. É responsável pela absorção de água e sais minerais, excreção, secreção e trocas gasosas. Células vivas, achatadas, aclorofiladas e podem ser múltipla ou pluriestratificada.
- Súber ou cortiça (morto): geralmente substitui a epiderme. Protege a planta contra perda de água e é isolante térmico. As paredes celulares são cobertas de suberina, substância lipídica que impede as trocas metabólicas quem impedem a vida.
- Preenchimento