Etica
A ética é uma disciplina filosófica cujo objetivo é o estudo dos códigos morais da sociedade. Muitos filósofos, ao longo do tempo, abordaram princípios éticos ideais para a vida humana, e muitos destes vigoram até a atualidade. Um dos principais estudiosos deste ramo foi Immanuel Kant.
A ética kantiana é baseada em uma série de princípios que constituem um modelo de comportamento a ser seguido pelo indivíduo. São eles: Princípio do desinteresse, da imparcialidade, do dever, da universalidade, da autonomia, e do respeito pala pessoa. É importante ressaltar que tais princípios são complementares, logo, para a atitude ser considerada moral, é preciso que todos sejam seguidos.
O princípio do desinteresse consiste na ação do indivíduo desprovida de interesse. Ou seja, ele não deve agir esperando algum benefício. Se este vir, deve ser como efeito secundário à atitude moral e não o motivo desta acontecer. Por exemplo: um homem que age com honestidade porque crê que isso é o certo e não por querer alcançar algum status está de acordo com tal princípio. A imparcialidade complementa a ação desinteressada, pois, ser imparcial significa ignorar os próprios caprichos e agir racionalmente.
Aliado a estas ideias está o princípio do dever. Dever significa uma regra estipulada pelo indivíduo para si mesmo, sendo, portanto, imparcial. Esta regra é criada pela própria pessoa no exercício de sua razão, e, por ser desprovida de quaisquer interesses, seu cumprimento é dado como atitude moral.
Outro princípio abordado é o da universalidade, que consiste na ideia de que o homem deve agir conforme aquilo que acha correto e que deveria ser tido como universal, isto é, aceito e praticado por todos. Em outras palavras, a pessoa pratica a ação conforme pensa que as outras agiriam, levando em consideração os princípios expostos anteriormente.
Reforçando esta ideia estão os princípios da autonomia e do respeito à pessoa. O primeiro dá ao homem total responsabilidade