Pluralidade cultural
A Pluralidade Cultural existe no Brasil e é fruto da interação entre os aspectos Políticos e Econômicos, tanto Nacionais como Internacional.
O Brasil é composto por várias culturas, ligadas a identidades de origens de diferentes grupos étnicos e culturais e nesse entrelaçamento de influencias nossa cultura encontra-se em permanente mudança.
A diversidade de cultura marca a vida social brasileira e a população vivencia diversas formas culturais e isso implica no nosso ritmo de vida, ensinamentos de valores e projetos de vida.
Também na escola, essa pluralidade cultural se manifesta, mas muitas vezes sua presença tem sido ignorada, silenciada ou minimizada.
As discriminações sofridas em decorrência dessa pluralidade atingem não só o educando, mas os educadores e os funcionários administrativos da área escolar. Muitos são os exemplos de discriminações encontradas dentro do âmbito escolar, como por exemplo: a situação de crianças pobres, provenientes das zonas rurais, com dificuldades de adaptação, que estudam dentro dos centros urbanos e por conta de sua cultura diferenciada sofre discriminações e muitas vezes estas acabam abandonando seus estudos.
Porém e escola no plano de suas atividades pode combater essa discriminação que se manifesta através de gestos e comportamentos não aceitáveis e é possível identificar no cotidiano as muitas manifestações que permite o trabalho sobre pluralidade, como por exemplo: os fatos da comunidade em torno da escola, as notícias de jornais, rádio e TV. No entanto se trabalharmos em conjunto com a comunidade escolar de forma eficiente e bem planejada a pluralidade cultural pode ser vivenciada, ensinada e aprendida de forma mais suave e tranquila, sendo assim mais facilmente aceita por todos. É importante salientar que para que ocorra a aprendizagem neste âmbito cultural deve se levar em conta o caráter interdisciplinar que constitui o campo de estudos teóricos da Pluralidade