4ª Etapa: AS INSTITUIÇÕES SOCIAIS A FAMÍLIA, A IGREJA, A ESCOLA, A ECONOMIA E A POLÍTICA.
CURSO DE PSICOLOGIA
CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
ATPS
3º SEMESTRE – 4ª ETAPA
AS INSTITUIÇÕES SOCIAIS: A FAMÍLIA, A IGREJA, A ESCOLA, A ECONOMIA E A POLÍTICA.
JUNDIAÍ
2013
FACULDADE ANHANGUERA DE JUNDIAÍ
AS INSTITUIÇÕES SOCIAIS: A FAMÍLIA, A IGREJA, A ESCOLA, A ECONOMIA E A POLÍTICA.
Atividade apresentada como exigência parcial para obtenção do título de Psicólogo da Faculdade Anhanguera Educacional, unidade de Jundiaí, sob orientação da Profª Érica Menezes.
JUNDIAÍ
2013
A cultura é a base de toda atividade realizada, uma vez que é o primeiro valor recebido desde a infância. Começa dentro da própria família, é nela que se começa entender o que é a cultura.
Dentro da família aprende-se como se deve comportar, o que é certo e o que é errado. Quando se chega à escola amplia-se a bagagem de cultura, pois começa a se aprender sobre a história, matemática, português, mas principalmente por que se aumenta o círculo de convívio social, e a criança adquire novos valores à sua identidade, é como uma troca.
Conforme o texto “Os roedores divinos”, em Deshnok- Índia, os ratos são sagrados. Em outras culturas, como a ocidental, os ratos são vistos como animais nojentos, e transmissores de doenças, e são exterminados para que não haja o crescimento da população de roedores nas cidades. Este exemplo retrata a diferença nos padrões culturais entre os grupos, o que é certo para um pode ser errado para o outro.
Pode-se com o tempo mudar alguns conceitos dentro da cultura, pois esta também recebe constante influência do meio, e principalmente das pessoas que a compõe, devendo considerar os novos conhecimentos adquiridos na escola, e as novas concepções criadas por estes estudantes, que geram novas opiniões e modificam sua cultura.
Se nos colocarmos no lugar de um psicólogo de uma escola, poderíamos concluir que, para que as normas sejam seguidas por estudantes, é fundamental que elas tenham um significado e