Paper história da educação no brasil
Educação no Período Populista – de 1945 a 1964
Adriana Dina Fernandes Martins
Prof. Gilmar Moraes
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso (HID 185) – Prática do Módulo I
02/07/11
RESUMO
Este trabalho visa apresentar fatos que mostrem como foi a história da educação no Brasil no período Populista, entre 1945 e 1964. No início desse período a taxa de analfabetismo beirando os 55% da população forçava o governo a tomar medidas urgentes. A educação no Brasil durante o período populista passou por um debate nunca antes visto e teve como principal tema o anteprojeto da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), que tinha como objetivo a resolução do problema do analfabetismo. Esse debate estendeu-se ao longo de treze anos até que por fim o projeto foi votado e transformado em Lei, com mudanças substanciais, em 1961. Outro fato marcante do período populista foi a criação do Método Paulo Freire. Um método pedagógico revolucionário para a alfabetização de adultos e jovens fora da idade escolar que propunha a alfabetização em cerca de 40 horas, usando elementos do convívio diário dos educandos e não mais o uso de cartilha padronizada no processo de ensino.
Palavras-chave: Populismo, Lei de Diretrizes e Bases, Método Paulo Freire
1 INTRODUÇÃO
Com base na pesquisa em alguns livros e na internet será abordado como foi a história da educação no período populista, como foi chamado o período de dezenove anos de República plena entre 1945 e 1954. Nesse período ouve grandes disputas politicas sobre o anteprojeto da Lei de Diretrizes e Bases, principalmente entre os defensores da escola pública e os defensores da escola privada.
Outro ponto importante a ser abordado será o método de alfabetização criado por Paulo Freire, que visava à alfabetização, principalmente de adultos, em pouco tempo, usando a cultura local como foco principal do aprendizado.
2 A LEI DE DIRETRIZES E