45
IMPORTÂNCIA DA HIPOALBUMINEMIA EM PACIENTES OCTOGENÁRIOS INTERNADOS NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA
SILVA,JOÃO,A.V.;BOS,ANGELO,J.G.;NOYA,MELINA,M.;EINLOFT,CANDIDA,C.;BARROS,ALEJANDRO,B.
UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE LIVRAMENTO - RS. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO EM GERONTOLOGIA BIOMÉDICA DA PUC-RS
IMPORTÂNCIA DA HIPOALBUMINEMIA EM OCTAGENÁRIOS COM DOENÇAS AGUDAS INTERNADOS NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA
INTRODUÇÃO E OBJETIVOS: A albumina é uma substância endógena com várias funções no organismo, inclusive no metabolismo dos medicamentos e a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é um setor hospitalar que usa a polifarmácia. Os níveis reduzidos de albumina sérica implicam em maior morbi-mortalidade em pacientes idosos com doenças agudas. Este estudo avalia a hipoalbuminemia no octogenário com doença aguda e qual a sua influência na mortalidade.
MATERIAL E METODOLOGIA: Estudo prospectivo analítico de 58 octogenários internados na UTI da Santa Casa de Misericórdia de Livramento – RS. Teve início em janeiro de 2008 e término em fevereiro de 2009. Foi definido como hipoalbuminemia admissional, albumina sérica <3,5mg/dL.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Dos 58 idosos octogenários internados, 84% eram do sexo feminino e 15% do masculino. Destes 58 octogenários 60% apresentaram hipoalbuminemia e 40% albumina normal. Dos 35 octogenários com hipoalbuminemia, 31 eram octogenárias, e dessas 71% deram alta da UTI e das 18 octogenárias com albumina normal 16,6% obituaram na unidade. A incidência de octogenários vem aumentando na UTI pela maior sobrevida desses pacientes muito idosos na população geral e, sem dúvida, que este fato tende a crescer até o ano de 2020, pelo aumento acelerado da expectativa de vida do idoso.
CONCLUSÃO: Nesse estudo prospectivo evidenciou-se 84% de pacientes do sexo feminino. A hipoalbuminemia na admissão da UTI teve uma prevalência de 60% e representa um importante parâmetro marcador de gravidade, estando associado