3D / 2D
DESENHOS BIDIMENSIONAIS
Claudio César Pinto Soares
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Departamento de Técnicas de
Representação
claudiosoares@ufrj.br ou claudiocpsoares@gmail.com
Caroline Campos Cova
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Departamento de Desenho
Industrial
Carol.ccc@ig.com.br
RESUMO
Este artigo apresenta um tutorial para a conversão de modelos virtuais 3D em desenhos bidimensionais, usando recursos existentes no software AutoCAD, a partir da sua versão 12. Além de mostrar “como fazer”, este tutorial procura descrever cada passo e discutir o significado destas ações. Com isto, objetiva-se estimular o estudante e/ou profissional a refletir e compreender o papel mais abrangente destes recursos na área de projeto.
Palavras-chave: Desenho, Computação gráfica, Metodologia de ensino.
ABSTRACT
This article presents a tutorial for conversion of virtual 3D-models into bidimensional drawings, by using some tools of the software AutoCAD, presented from 12th version. This tutorial shows “how to do”, describes each step and discusses the meaning of these stages. The objective of this paper is to stimulate the student and/or professional to reflect and understand the role of these tools in design area.
Key words: Drawing, Graphic Computation, Educational Methodology.
1
Introdução
O uso da modelagem virtual em 3D para a representação da forma é uma solução mais eficaz do que os processos tradicionais de desenho, pois minimiza o tempo de elaboração de projetos e oferece resultados mais precisos (geométrica e dimensionalmente) e, mais realistas do ponto
de vista imagético. O uso de modelos virtuais 3D pode inclusive alterar o fluxo tradicional da atividade de projeto, já que permite passar diretamente da fase de concepção à fase final de construção (virtual ou física) dispensando a fase de elaboração dos desenhos executivos.
Quando, entretanto, existe a necessidade