3 A Carreira e a Transi o Profissional
Silvio Olivo
A Carreira e a Transição Profissional.
´...partir do que é conhecido é o meio mais rápido para chegar aonde não se conhece.”
(Isócrates-400 a.C)
Introdução
Em eventos realizados em São Paulo, dois professores de Harvard apresentaram algumas tendências para este milênio.
O Professor John P. Kotter acompanhou no período de vinte anos, a carreira de uma turma de cento e quinze ex-alunos da Harvard Business School: suas opções, alternativas, metas, sucessos e fracassos, concluindo com as seguintes tendências para os próximos anos:
As carreiras tradicionais, viabilizadas pelas grandes corporações, não mais conduzem ao sucesso profissional;
A globalização ampliou e continua ampliando os mercados e assim gerando novas oportunidades. Já a Professora Rosabeth Moss afirmou:
O sucesso só chegará às organizações de qualquer porte se os seus produtos ou serviços atenderem a padrões de classe mundial e puderem competir no mercado global; As grandes oportunidades estão se deslocando das grandes corporações, muitas vezes templos de burocracia, para pequenas e micro empresas ou unidades de negócio empreendedoras e afastando-se da gestão profissional de atividades de manufatura para empresas prestadoras de serviços, inclusive franquias;
As pessoas buscam padrões pessoais elevados e têm uma forte vontade de vencer, mostrando-se dispostas a aprender ao longo do tempo, num processo de aprendizado contínuo.
Estas tendências trazidas pela globalização já estão presentes no Brasil, com seus efeitos favoráveis, ou às vezes, traumáticos.
Viver o presente pensando apenas no sucesso do passado, está sendo descartado como filosofia de sustentação da vida, em face das profundas alterações nas relações de emprego e dos impactos socioeconômicos nos negócios e nas carreiras profissionais.
1
Não basta ter uma boa formação acadêmica e não evoluir.
O momento é de aprendizado permanente, de busca contínua de capacitação profissional que facilite